domingo, 29 de abril de 2012

Educação Ativa e A Família

A maioria de nós que iniciamos o processo de educação ativa nos deparamos com a questão de como lidar com os familiares. Essa semana estou passando por isso intensamente. Meu marido e eu vamos fazer a nossa primeira viagem sem filhos, desde que nos conhecemos. Eu nunca viajei sem eles e tenho trabalhado muito a minha ansiedade nas últimas semanas. A única pessoa que eu confio para ficar com eles é a minha sogra, que já teve bastante contato com eles, especialmente no fim do ano quando eu quebrei o pé e não conseguia cuidar das crianças sem ajuda. É claro que, como qualquer mulher que já teve filhos, ela tem os conceitos de criação dela muito bem formados e se torna difícil pedir que faça algo diferente do que sempre fez.
Decidi que não iria fazer pedidos muito difíceis antes da viagem, fiz uma lista com as recomendações básicas e estou contendo a minha ansiedade em pedi-la para fazer as coisas com amor, respeito e afeto, resumi o pedido a afeto, que é algo fácil de explicar. Também estou praticando sempre que estou em casa para que ela veja.
Passo o dia respirando fundo e pensando em como falar as coisas da forma mais delicada possível.
Mas surge a dúvida, aceitamos que seja feito diferente porque estamos aceitando ajuda ou aceitamos ajuda apenas se for feito do jeito que gostariamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário